Como a gestão pública deve se comunicar em meio a crise de coronavírus?
A pandemia mundial de coronavírus, além de mudar o comportamento social no que tange ao enfrentamento ao vírus, reforço dos cuidados pessoais e distanciamento entre as pessoas, revelou a necessidade de instituições públicas reforçarem as imagens institucionais.
É que se observa o aumento da consciência social a respeito das lideranças públicas. Sendo assim, se posicionar de forma transparente e antecipada é o comando para os gestores públicos. As pessoas estão buscando mais por informações claras, precisas e verdadeiras.
E como reforçar a imagem institucional? A comunicação da gestão pública faz parte do planejamento estratégico que foi traçado desde o princípio. Alinhar o posicionamento que foi desenvolvido durante toda a atuação pública ao cenário atual é oferecer as pessoas segurança na gestão que está atuando, transmitindo confiabilidade.
Primeiro, é preciso munir as pessoas de informações atualizadas, verdadeiras e precisas. Quando você faz isso, torna-se referência no assunto. Através de entrevistas e material informativo, trazer dados claros do que está sendo feito para minimizar os impactos e também das medidas que serão tomadas a curto e médio prazo.
Essa comunicação deve ser empática, mas com equilíbrio emocional. Ouvir as sugestões oferecidas pelo público, fortalecer os canais de comunicação, estimular a participação das pessoas. As pessoas tornaram-se mais conscientes do seu papel e do papel da liderança pública e cobram uma gestão mais participativa.